quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Freak Brothers, uma história de vida.

O ano de 2000, é um marco para um dos mais conhecidos e respeitados grupos no movimento ultra italiano, é editado o livro em memória dos Freak Brothers de Ternana. Um grupo diferente e irreverente, mas que ao mesmo tempo, respeita determinadas normas e valores, um grupo animado e determinado. O nome, tirado de uma história em quadrinhos, publicada na Inglaterra e na Holanda, e que conta a história dos irmãos que estavam constantemente a fumar e a ter aventuras malucas. Após várias peregrinações entre os diversos sectores do estádio, chegam a um tempo em que estabilizam na Curva Este. Surgem inúmeras e pequenas secções: a Freak torna-se então, uma realidade. Os incidentes sucedem-se principalmente contra os grupos de Foligno, Lazio, Arezzo e Nápoles. As suas amizades são essencialmente com o pessoal de: Atalanta, Cosenza, Caserta e Sampdoria. Todas essas amizades são contadas no livro. Dentro do mesmo de muitas páginas, encontramos, recortes de jornais, fotografias e opiniões de pessoas que participaram directamente neste projecto, e daqueles que estão na mesma luta.
O derby com o Perugia, merece um espaço separado: jogos sempre marcados por inúmeros incidentes violentos, não só antes e depois dos jogos, mas também no dia-a-dia. Outro dos episódios em destaque, é a “scontri” de Terni, luta que resultou na perda de uma bandeira oficial. Este facto foi posteriormente retaliado, com o ataque a um pequeno autocarro dos ultras Perugia, quando regressavam de uma transferta de Nápoles. Desde ai, o grupo entra em um estado de declínio, e infelizmente acabou chegar ao fim. Dentro do livro emergem valores como a amizade, a família, a importância do papel do grupo na vida pessoal de todos os seus membros, tentando entender as motivações do movimento e da agregação da juventude.
Os maiores grupos ultras de Ternana, principalmente na curva Este, do Liberati estádio, foram: Vecchio Freak, Working Class, Menti Perdute, Red Boys, Konfusi, Brigate, Generazione sconvolta ('91), Mine Vaganti, Fronte Rosso, Wild Spirits, Flor Group, cattivik Group, Gang Autonoma, Kapovolti, Rude Boys, Bomber Group, Pessoas Stupid, Kospea, Drunk Ards, Fiaschi Rottie, eu Zoccolo Drive, Draghi Doc, Animal House, Panzer Alegre, amantes e di Cuori Fera.


A curva actual do Ternana:
Desde 2007 que existe um grupo, também localizada na bancada Este, e cujo número varia entre 200 e 500 membros, dependendo do jogo. A ideologia é a mesma de sempre, amizades e inimizades são herdadas, e tentar dar um pouco de cor entre as semi-desertas arquibancadas do estádio Liberati. Na Curva Norte, há um pequeno grupo (mas muito pequeno, serão 15 no melhor dos casos), com uma idade média muito baixa, e organizados de acordo com o estilo Inglês, e que se auto denominam de: "Terni Soccer Crew”.

Sem comentários: