sábado, 5 de dezembro de 2009

Este texto tem com o objectivo de descrever a minha visão da actual dos grupos Ultras Portugueses. Apesar de ser um tema bastante rodado existe sempre uma outra objectiva a considerar.

O movimento Ultra Português, salvo algumas excepções, é inexistente. Afirmo isto convictamente porque se olhar-mos atentamente para muito dos grupos de apoio organizado em Portugal, podemos caracterizar os mesmos de “animadores de estádio”, no meu ponto de vista é um rótulo que assenta de forma perfeita a muita gente. Isso não é ser Ultra! Esta gente normalmente aparece nos estádios por intermédio dos grupos e não por um gosto directo pelo Clube, só aqui morre o verdadeiro fanatismo, a essência que caracteriza um verdadeiro adepto (dou um exemplo: o que não faltam são entendidos da “matéria Ultra” mas se lhes perguntar-mos algo sobre a história do seu próprio clube, vemos o vazio). Temos também a facção “Gang do estádio”, mais um agregado de pessoas que não sabe o significado de desporto. Normalmente gente com falta de iniciativa de pensamento, que não sabem o que querem, então andam pela bancada meia dúzia de anos e desaparecem. Eu compreendo que cada vez menos existem pessoas com a capacidade de saberem o que querem, mas revolta-me o facto de ver esses desocupados com sede de afirmação pessoal a chegar a um grupo e a acabar com a sua identidade, deviam era ser aconselhados a arranjar outras ocupações. No geral os ultras são demasiados mesquinhos, por vezes dão mais valor a porcarias que não tem interesse do que aos clubes em que são filiados, começam logo mal nas bases. Por outro lado assistimos ao futebol negócio dentro dos grupos, eu compreendo a necessidade de ter uns trocos para “tornar mais leves” algumas situações, mas há assim tanta necessidade de sobreviver à custa da rica inocência e ingenuidade de quem anda nesses grupos? Animadores de estádio é o que é… Também há aqueles grupos em que os membros assumem uma posição e os representantes desses grupos agem como se fossem políticos e não representam os interesses e posições dos grupos, mas sim os seus próprios interesses e necessidades. Por estas e por outras leva-me a pensar no que vale tantas críticas à comunicação social por denegrir constantemente a “nossa” imagem, se muitas vezes somos nós (generalizo mais uma vez) que a corrompemos. Concluindo este ponto de vista, se muitos dos "ultras" dentro de um estádio tem uma postura destruidora em relação ao “movimento” só nos resta cortar o mal pela raiz, limpeza nas bancadas! A minha mensagem final é muito simples, mais vale poucos e bons do que muitos e fracos. Não banalizem esta frase, reflictam sobre ela e unam-se a quem é como vós.

“A ignorância é o forte das massas por isso eu não sigo a maioria.”

14 comentários:

NS21 disse...

Bom texto,

Destaque para esta última frase que descreve o movimento não só de ultras mas de a maioria de "adeptos" em Portugal(salvo algumas excepçoes claro)!

Em termos global de adeptos o nosso futebol é 0, o que acaba por se "alastrar" aos nossos ultras(ou ditos)!

Defendam o que é vosso! Tenham orgulho nas vossas origens! e acima de tudo dignifiquem a vossa cidade!

APOIEM O CLUBE DA VOSSA TERRA!

Isto sim! É o grande cancro do nosso futebol... A hegemonia de merda de 3 clubes! Clubes que são defendidos muitas das vezes (ou quase sempre) por "ditos adeptos" de cidades que nada têm a ver com o respectivo clube! Não existe orgulho nem união pela cidade que os viu crescer!

Mas é bem, nós é que somos os "pequenos"!

Fiquem bem, (e mais um aparte... mais vale tarde que nunca!)

NS21

Anónimo disse...

Grande texto, mas só uma pergunta, estás a ganhar dinheiro com este blog? é que quando aqui venho isto está lento para caraças e não sei qual é o motivo

Anónimo disse...

nos panteras gostamos e vivemos tudo o nosso clube, até demais

Anónimo disse...

Concordo plenamente cntg e uma das coisas que retrata isso k falast é ver menbros de grupos juntos com outras claques só porque jogam contra um clube do qual nao gostam e para isso juntam se todos para serem mais o que acho uma estupidez!!!!

RESISTIR É VENCER!!!!
GUIMARAES FANS 1992!!!

Velha Guarda SS disse...

Bom texto! Bastante explicito da realidade! Continuação do excelente trabalho no blog.
Abraço da capital do algarve!

ultras-life disse...

"Grande texto, mas só uma pergunta, estás a ganhar dinheiro com este blog? é que quando aqui venho isto está lento para caraças e não sei qual é o motivo."

Nunca ganhei um cêntimo com este blog, a razão de ele estar lento, talvez será de ter 50 posts em simultâneo, mas para te dizer a verdade, percebo pouco disto, e não te sei dizer ao certo o motivo.

Anónimo disse...

Finalmente revelas-te a tua identidade que sempre tentas-te esconder sem ter motivos para isso.

Agora percebe-se alguns posts.

ultras-life disse...

"Finalmente revelas-te a tua identidade que sempre tentas-te esconder sem ter motivos para isso.

Agora percebe-se alguns posts."

Desculpa, mas acho que não acompanhei.

Anónimo disse...

Basta ver onde foi também publicado este texto (muito bom diga-se de passagem) para tirar as conclusões.

Mas atenção que em nada muda a opinião que eu tenho deste blog. Apenas sempre constatei com surpresa (em outros post onde já te tinha picado com esta questão) o facto de tentares sempre esconder essa identidade.

ultras-life disse...

Enganas-te "amigo". Olha que nem tudo é o que parece. Eu disse desde inicio que este blog não era generalista, como outros que podes ver por ai. Aqui transmito as minhas ideias/opiniões, sempre com o interesse de poder mudar para melhor o nosso movimento, inspirando-me no que de melhor se faz lá fora, sempre sem esquecer o que de bom há em terras Lusas. Espero ter-te esclarecido.

Anónimo disse...

O blog fica muito lento porque tens muitos links de lado e muitos post na primeira página. Muda isso sff, isto fode o pc todo.

Terrace disse...

E que não viesse a conversa da tanga, o rapaz não é nem desse grupo, nem desse clube...

E a mim tanto me dá de que clube seja, interessa-me sim os grandes posts que ele publica...

Anónimo disse...

Tens toda a razão Terrace, este é o único blog onde dedico alguns minutos do meu dia, e em termos de material é muito bom. Agora não percebo o fetiche de muita gente, em querer saber o clube do administrador deste espaço. Quanto ao texto, acho que se eu fosse a publicar algo semelhante, não alteraria uma vírgula. E o bom que tem este blog, é de me rever em muita das coisas que escreves. Ah e já agora, que é vendido, não é ultra, só para que se conste.

Anónimo disse...

Numa semana apos acontecimentos estranhos vividos em Olhao, eis que na antecipaçao do grande classico, so se fala da preocupaçao com as claques. Ora foda-se, digo eu! Á muito que não assisto a um campeonato tão empolgante como este, com um Braga na liderança, um Benfica e Porto, que hoje se encontram, a lutar pelo objectivo - 1º, e um Sporting que teima a não encontrar-se...
Olho para a actualidade do movimento ultra portugues, e verifico uma degradação estética, ocorrida sobretudo pela modernização do futebol portugues, levando a bordo o movimento, originando a sua quebra.
São raros os grupos hoje, que manteem a sua estetica inicial, mais propriamente, a da sua afirmaçao ocorrida nos anos 90.
Na Luz constato um topo sul forte e a dar continuidade, e uma curva norte muito abaixo do que ja foi... No Dragao, vejo dois grupos que quando são chamados a fazer, fazem... Regulares.
Entrando em Alvalade, ai é que já se constata uma realidade muito... Esquecita. 4 Grupos separados, em 3 bancadas distintas, reflecte bem o divorcio com que a massa associativa se encontra actualmente... A falta de identidade vivida actualmente em Alvalade, é a meu ver, fruto, em grande parte da divisao das claques. Unem-se na Sul, dinamizem-se. Alvalade XXI, a meu ver, so conheceu duas grandes noites ultra´... Final da Taça Eufa 2004-2005, e meias-finais da Taça de Portugal, Sporting 5 - 3 Benfica! E sempre foi importante do ponto de vista..
Olho para Braga e vejo dois grupos que se manteem, o facto do Braga estar a persistir na frente, motiva-os. Ainda no Minho, em Guimaraes vejo muitos grupinhos, daquela que é uma das melhores massas associativas de Portugal. Desço um pouco paro, na Invicta, da-me prazer ver que PN, Alma ainda perduram, grupos como Fama Boys, Ultras Ermesinde, Yellow Boys e Desnorteados tão ai. Coimbra vejo uma Mancha um pouco estagnada, tal é a sua historia...
Em Belem, ao que parece a Furia anda numa luta infernal com a repressao, aguentem-se. Lá mais abaixo, vejo grupos interessantes, um a substituir os velhos marafados, e os SS com um crescimento muito interessante...
Os Estádios Modernos, na sua generalidade, não possuem actualmente sectores visitantes defenidos á partida. No caso Portugues, são os tres estádios dos ditos grandes que não possuem um sector visitante permanentemente defenido, á semelhança do que acontecia anteriormente, na velha luz, antas e alvalade...
É ridiculo, e depois surgem problemas de localização, posiçao e cria-se o berbulhinho do costume...
Quem não se recorda das invasoes tripeiras á luz na decada de 90, quem nao se recorda das invasoes vermelhas a alvalade e estes á luz...
Gostava que fosse um jogo jogado noutras circunstâncias, fora do campo principalmente, com tifos, frases, canticos e festa..
IO? ULTRA´
SPIRIT OF 90´S