quarta-feira, 2 de dezembro de 2009



Como classificarias o movimento Belga neste momento?
Em crescente, devagar, mas vai crescendo ano após ano. O campeonato é pouco conhecido, e a maioria dos clubes não puxam muita gente aos estádios, mesmo que os estádios estejam sempre cheios, estou a falar de estádios com lotações de de 6.000 e 7.000 pessoas.

Como estão organizados?
Aqui falamos de dois grupos totalmente distintos. Temos os grupos ultras, que estão organizados como em todo lado. Temos também os grupos antigos, neste caso conhecidos por os grupos SIDES, hooligans casuais (como quiseres chamares). No meu grupo, faço parte da direcção, somos 10. Cada qual tem a sua função. Sou também responsável pela loja.

Quais são as vossas amizades e inimizades?
Amizades temos com o st pauli, é a nossa grande amizade. Depois temos varias amizades com vários grupos antifascistas. As nossas inimizades na Bélgica como ultras são, os Storm ultras do Chareloi, e também os grandes rivais, Brugge e Anderlecht.

Qual é a vossa relação com o clube?
Podemos dizer que neste momento estará estável. Durante a época temos alguns desacordos, muito por causa de algumas leis que nos não respeitamos, e levam o clube a pagar multas , estou a falar de tochas em jogos grandes.

Quais são os vossos pontos fortes e as vossas fraquezas?
Pontos fortes, são sem dúvida as coreografias, e o ambiente que conseguimos criar no estádio. Somos considerados os melhores ultras belgas, mesmo por outros grupos do mesmo país. Pontos fortes, acho que e a juventude do grupo. Sei que a juventude trás pontos positivos ao grupo, mas quando as coisas apertão na rua, ou mesmo contra os a.c.a.b, são poucos, aqueles que os enfrentam.

De que forma tem sentido a repressão no vosso país?
A repressão posso dizer que é pouca, mas é muito forte. Dou-te um pequeno exemplo: tive uma vez a repressão sobre mim, por causa de uma tocha, e fui interdito de entrar no estádio, durante 6 meses, e paguei 600 euros de multa. A repressão e mesmo só pelas leis, como tochas, evasões de recinto, violência… Nesses aspectos, são muito fortes, e podem custar caro a qualquer pessoa, por isso que vejo muito receio em certas pessoas no grupo.

Como tem sido a vossa luta contra o futebol moderno?
Jogo a jogo, tentamos dialogar com as pessoas, e alertar sempre e sobretudo na nossa bancada. Ainda temos muitas queixas de vários clubes, os clubes aqui, poucas vezes pensam nos seus adeptos. Frequento os estádios belgas a mais de 12 anos, e 80% dos jogos que vi foram sempre ao sábado a noite, as 20h00, tirando algumas vezes ao domingo por causa dos jogos na uefa. A nossa luta tem sido essencialmente contra o preço dos bilhetes.

Do movimento Português, o que te salta mais a vista?
De uns anos para cá, é com tristeza que vejo o movimento a cair, e com a história da legalização, muitos grupos venderam-se. A questão da legalização era uma luta de todos para lutar juntos, mas isso é tudo uma falta de mentalidade e de vontade, porque todos juntos podíamos talvez feito melhor. Aos poucos, vejo muitos grupos arrependidos, porque legalizados ou não, o tratamento e igual para todos. Para mim foi uma armadilha

Deixa-nos um comentário final, se possível.
Podia deixar muitos, mas vou deixar um simples, lutem por aquilo que vos pertence, seja no trabalho, nas vossas vidas, ou o vosso cantinho dos 90 minutos por semana lá na curva. um abraço a todos. Nuno, ultras inferno. Qualquer duvida, contactem-me curvaultra@hotmail.com.

13 comentários:

Anónimo disse...

Ultras quê?? de onde?? da Belgica?!

A criticar os grupos portugueses.. vendidos e não vendidos!?! o que ele sabe sobre isto? Nem os ultras portugueses estão bem informados, quanto mais um emigra belga!

Anónimo disse...

Isso pensas tu. Por vezes ha pessoas lá fora, que estão melhor informadas do que muitas do nosso pais. Se ficas-te ofendido com esse afirmação, é porque certamente fazes parte desse lote, e aposto que mesmo tu, te sentes mal contigo mesmo por pertenceres a um grupo "politicamente correcto", chamemos-lhe assim. Eu acho que ele tem toda a razão no seguimento da ideia em que apela a uma maior luta conjunta, coisa que em Portugal é impensavel, e que eu não me canso de dizer, que seria uma mais valia para os nossos valores, e para o dessenvolvimento do nosso "movimento".

Anónimo disse...

Deixa-te de tretas.. Os ultras mentalitas portugueses fizeram um bicho de 7 cabeças com essa tanga da legalização..

Pertenço a um grupo "legal", garanto-te que nenhum elemento que vai regularmente á bola e que participa na "vida activa" da claque consta na lista entregue ás autoridades, nunca nos proibiram de por a nossa faixa na rede, a direcção do clube deixou de ter mais um argumento para nos foder,etc..

E os ilegais?? ah e tal não somos vendidos.. e o grupo o que ganhou com isso?? Nem se quer poe a faixa com o nome do grupo na rede, sofrem com mais repressão policial (a maior parte dos grupos não a aguentam e passam a vida a chorar na internet)

Vê com estão os grupos ilegais, com excepção do NN.. O que ganharam com isso?

Vendidos porquê?

Anónimo disse...

e verdade sim senhora.ha muitos grupos legais em portugal em especial para os do porto e sporting ja para nao falar de adeptos que apoiam outra cidade que nao a deles e depois vem dizer que sao ultras mas enfim e a mentalidade da grande maioria dos portugueses.

Anónimo disse...

ficas a dever-nos uma visita Nuno. um abraço das Aves.

Anónimo disse...

Isso Nuno, visita as Aves para teres uma noção mais exacta do movimento ultra portugues!! LOL

Anónimo disse...

o convite não tem nada a ver com grupos, é apenas uma infima parte do mesmo. Mas já agora diz lá a que grupo pertences, para eu ficar a ver melhor a personagem! e se és tão ignorante para não perceberes coisas tão óbvias, aconselho-te a perderes um pouco de tempo amanhã de manhã, ligares-te á sporttv, e veres 45 ultras das aves em portimão!!! em olhão este ano tirando braga que vai em 1º e porto que é o porto - rio ave (grupo não esteve presente), frente leiria (10 gajos), guimarães ( grupos não estiveram presentes!!!), mancha negra (35 gajos), paços ferreira ( 10 gajos). nós da II liga vamos 45! tens mais alguma coisa a dizer ou o cuspo caiu-te em cima??? ah, se o jogo fosse á terde iam os mesmos, como já foram o ano passado menos 20, e no ano anterior os mesmos...

Anónimo disse...

Pessoal da FA, não liguem a esses comentários infelizes, porque vozes de burro não chegam ao céu. Os verdadeiros sabem o que voçes valem, e o trabalho que tem feito. Um bem haja para todos voçes.

Anónimo disse...

FA nao sabes o que dizes entao nao tiveram grupos presentes de Guimaraes entao vai te informar eu foi de carro km mais uns amigos e sei k foram carrinhas nao tavamos mts por ser numa sexta feira mas estava mos lá!!! ja vós duvidava mas isso é o k menos interessa!!! só keria dizert era que antes de dizeres asneiras INFORMA TE!!!

eM GUIMARAES é das poucas cidades k se luta contra a repreensao no fim dos jogos só quem tá em guimaraes é k sabe pois é uma constante luta contra estes ACAB S
RESISTIR É VENCER!!!
GUIMARAES FANS 1922

Anónimo disse...

então se foram, estão apresentadas as minhas desculpas. No entanto mantenho-me firme no resto de tudo o que disse...

Terrace disse...

"E os ilegais?? ah e tal não somos vendidos.. e o grupo o que ganhou com isso?? Nem se quer poe a faixa com o nome do grupo na rede, sofrem com mais repressão policial (a maior parte dos grupos não a aguentam e passam a vida a chorar na internet)

Vê com estão os grupos ilegais, com excepção do NN.. O que ganharam com isso?"

Na bola como na vida ganha-se lutando rapaz, jamais baixar as calcinhas ao poder, jamais vergar sem dar luta, podem bater, proibir, mas nós estamos lá na mesma...

Ah e sabes o que ganhamos todos os ilegais, honra, valores, dignidade,etc...

Anónimo disse...

Ola a todos para quem criticou a minha entrevista nao estou contra os comentarios aceito a critica de cada um quando falo em vendidos nao falo dos ultras todos estou a falar de varias pessoas sobre tudo alguns lideres de claques , enquanto a questao se sigo o movimento portugues , sim sigo a par e passo alem de estar longe vou varias vezes a portugal ver jogos e estou sempre em contactos com varias pessoas de varias claques e para algns de voçes saberem . Ate breve em janeiro ai estarei para mais uns jogos ,abraço a todos .

Marco disse...

Nuno explica ai como é l'enfer de sclessin. Garanto jà estive em muitos estàdios mas sclessin é um Inferno durante 90 min. Nuno breve vou te telefonar para ir ver contigo um jogo do standard.

Marco Bruxelas