segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Zulu warriors, a "firm" multirracial.

Por entre histórias dos Zulu Warriors, firm do Birmingham, encontramos grande parte delas compostas por violência, motins e ataques perpetuados. O nome Zulu Warriors não existia até meados dos anos 80, mas o movimento hooligan já tinha algumas décadas, e eram apenas um grupo de jovens que iam a bola, e armavam confusão. Grande parte do grupo era formada por jamaicanos, que desde sempre foram muito seguidos pelos skins, a união entre eles fez com que resistissem a muitas investidas ao longo de algumas décadas. O vestuário ia desde botas, jaquetas e calças, da marca Levi's ou Harrington. Chegaram a ser entre 300 e 400 nos jogos grandes, mas o sensacionalismo da imprensa Britânica, a atitude da polícia, e a forma a que grande maioria das pessoas os viam, não era a melhor, tendo eles que optar por um estilo casual.




Até então, os membros da Zulu Warriors começaram a parar em locais específicos, tais como o "Boogies" ou "Crown Pub Bar", onde os membros gastaram centenas de horas antes e após os jogos em reuniões. Tudo era mais ou menos o mesmo até 1987, quando a polícia conseguiu desmantelar o grupo quase completo, no início da manhã foram realizadas buscas em 50 casas de alguns dos mais carismáticos membros da firm. O grupo teve então uma pausa, mais ou menos até ao início dos anos 90, a firm foi reavivada com alguns "velhos rostos", e com novas adições. Hoje em dia continuam bem vivos, e podemos-los ver, cada vez que visitam um estádio, ou quando recebem alguns rivais. Mas eles estão longe, naturalmente, daquelas velhas histórias de hooligans dos anos 70 e 80, mas no futebol Inglês que nada é, o que era antigamente. Hoje saíram do Marteens e HARRINGTON, e o mais sofisticado tipo de vestuário é a Stone Island e Prada. O estilo tem sido imposta na antiga firm através das ultimas décadas. A imagem de marca continua a de serem o grupo mais multirracial em toda a Inglaterra.

9 comentários:

Anónimo disse...

muito boas histórias! continua.. n é por poucos comentários ou nhuns q vais perder qualidade e discrição.. eu e outros cá vimos de vez em quando!
keep up the fight!

Anónimo disse...

exactamente, continua com estes artigos, é sempre bom aprender mais.

grande abraço

ultras-life disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Concerteza, é artigos como este que me fazem vir cá todos os dias, caga para os comentarios, isso é para os bimbos. Força rapaz, tens seguido uma boa linha.

Anónimo disse...

Parabens companheiro.
A linha que tens seguido faz com que venha cá todos os dias.
E como disse o ultrá é sempre bom aprender mais um pouco.
Cumps


BB 1984

Anónimo disse...

Zulu firma de macacos.

Portugal SSempre

Anónimo disse...

Meu amigo, enganaste-te, aqui não é o fórum do PNR.

lp16 disse...

A cena dos Zulus tem grande reputação mesmo..
Quando estive com comrades do Celtic, malta da Green Brigade, da T.A.L. e alguns deles da extinta Celtic Soccer Crew, eles contaram umas histórias acerca de Birmingham.
Alguns deles viveram lá algum tempo (existe uma grande comunidade irlandesa por lá) e, por tradição, o Aston Villa é o clube que a maioria dos irlandeses e escoceses acompanhavam naquela cidade.
Mas a certa altura (early 90s) os Zulus ficaram com tão grandes créditos, e eram temidos por tantas outras firmas do UK, que muitos putos se passaram do Villa para o BCFC, para poderem ingressar nos Zulus..

Mas também me contaram que, aquando de um dérbi, há uns anos, houve confrontos entre as firmas do Villa e do BCFC, e alguns Zulus começaram a fazer a saudação nazi para os rivais, e eis senão que alguma turma zulu, estupefacta, se virou contra esses gajos e foi uma salganhada do caralh.. lol.

Mas ya, continua como sendo uma das crews que mais respeito granjeou em solo britânico.

Anónimo disse...

p.s.-
esqueci-me de referir, mas o Villa também tem turma aguerrida, por exemplo a Aston Villa Hardcore, que julgo ter um livro aí nas bancas (agora deve estar na moda lol).