terça-feira, 15 de dezembro de 2009


Grupos míticos extintos (1ª Parte)


Não só de grandes tifos, cortejos, grandes apoios vocais e cenas de violência vive o mundo ultra. Como reza o ditado popular, tudo o que nasce morre, e ao longo de vários anos, o panorama ultra italiano tem visto desaparecer alguns grupos que marcaram para sempre a sua história, carimbado a sua presença nas páginas mais importantes do cálcio italiano.

1991 Brigate Gialloblù - Verona

Foi em 1991 que este grupo mítico acabou, embora inúmeros ultras ou simples tiffosi, utilizem o seu nome como foram de se identificarem e estarem intimamente ligados ao Verona. Ganharam reputação entre os grupos mais antigos de Itália e do Mundo, através da sua postura na curva, nas ruas, no dia-a-dia. Tudo começou em Brescia. Foi nesta cidade da Lombardia que se protagonizaram graves incidentes. 5000 Ultras do Verona haviam chegado de comboio a esta localidade, e quando todos esperavam uma grande espera por parte dos ultras locais, repararam que não havia literalmente ninguém à sua espera. Furiosos com tal atitude, os ultras do Verona saíram das suas carruagens á procura dos Ultras do Brescia. De seguida, desencadeou-se uma autêntica guerra dentro da cidade, com inúmeras lojas partidas e muita gente ferida. Ora tal atitude caiu muito mal na cidade de Verona, tendo a própria câmara municipal da cidade tentando acabar com a BGB. Durante semanas a fio, não se falava outra coisa na cidade. Para tentar remediar o sucedido, o presidente do clube decidiu fechar a curva Sud. Ora como seria de esperar, tal atitude incendiou ainda mais os ânimos, provocando ainda mais desacatos nas deslocações seguintes da BGB a Torino com a Juve e a Milão com o AC Milan. Chegada a esta situação extrema, a polícia Italiana decide catalogar os Ultras da BGB como criminosos, tendo prendido alguns e perseguindo outros mais. Varias buscas domiciliarias são feitas, e até polícia é infiltrada no seio da curva para prender os líderes e as pessoas mais carismática da curva. È então que na época de 91/92 que o inevitável acontece. Em casa frente ao Génova, a BGB suspende as suas actividades com a seguinte frase de despedida “ Não 12 mas 5000 culpados”, uma clara alusão á dúzia de membros que foram presos. De realçar as palavras de apoio dos Ultras Viola, fazendo relembrar a importância e o peso dos 20 anos da BGB.


1992 Eagle's Supporters - Lazio

Durante 14 anos, foram eles os líderes da curva Lazialle, tendo guiado a curva e o clube pelos anos 70 e 80, no período difícil em que a Lazio se encontrava na série B. Em 1992, decidem-se auto suspender, alegando desgaste interno para manter activa a curva biancoceleste. Nascidos a 2 de Outubro de 1978, o nome provem do símbolo do clube, mas também da forte ligação que os Ultras tinham e sentiam com o movimento inglês. Acabam por escolher a curva Nord como casa, para iniciar o voo frente ao inimigo que se situava a Sul.


1993 Fossa dei Grifoni - Génova

Mais um grupo mítico que desaparece nos anos 90, após o cessar de funções da
Brigate Gialloblù Verona e da Lazio Eagle's. A Fossa dei Griffins passou por um período difícil na temporada de 91/92. Depois de uma temporada empolgante, culminando com a participação na Taça UEFA, o Génova não manteve as expectativas, e começou a cair em desgraça. A partir daí, houve sempre uma enorme discordância em relação à presidência, em que os ultras tentaram entrevir, algo que caiu mal a muitos directores do Génova, que prontamente tentaram o extermínio do grupo. Sem apoios e constantes represálias, o grupo começou a ressentir-se e foi caindo cada vez mais. O grupo acabaria por dar por terminada as suas funções em 1993, abrindo assim a porta aos grupos mais recentes. Foram 20 anos de actividade, com muita história. A velha guarda permanece por lá, mas já muito pouco activa. Muitos são aqueles que ainda hoje recordam o mítico grupo. Como muitos afirmam, o grupo não está morto e, na verdade, continua ainda com mais calor do que nunca, mas de forma totalmente espontânea e sem a insígnia.

Sem comentários: