domingo, 7 de dezembro de 2008

Entrevista a Emanuel Lameiras, ex líder dos Diabos Vermelhos











Emanuel, como é estar tanto tempo longe da curva Benfiquista?
não tenho estado propriamente longe, tenho estado é fora da Curva. Continuo a ir ao futebol sempre que posso, vou á bola com pessoal amigo, apoio o clube como posso. Continuo a tentar perceber e a tentar acompanhar o que se passa nas curvas em geral.


O que te levou a abandonar os Diabos?
A forma como estavam a ser geridos e a falta de identificação que eu sentia com essa gestão. Sendo eu o chamado "Presidente" ou "Líder" tinha que dar muitas vezes a cara por decisões com as quais eu não concordava, como tal e visto que não consegui mudar o rumo da situação, achei que sair era o melhor que podia fazer.

Quando saíste, formas-te de certa forma um novo grupo, como correu esse projecto?
Isso é uma historia mal contada. Quando sai da direcção dos DV, mantive-me no sector dos Diabos, acompanhava tudo o que se fazia e passava no Grupo. Numa ida a alvalade uma pessoa do meu grupo de amigos ligou para o numero dos DV para marcar bilhetes. Foi informado que havia bilhetes para núcleos organizados oficiais dos DV e que depois disso é que teriamos direito a bilhetes caso não tivessem já esgotado. Como queríamos garantir bilhetes para ir a alvalade e éramos todos Diabos, essa pessoa disse para reservar bilhetes para os Warriors. Foi assim que surgiu esse grupo. Basicamente podemos dizer que os Warriors nasceram porque a direcção dos DV na altura nos obrigou a criar um núcleo para poder garantir bilhetes para ir a bola.

Se pudesses, que soluções encontrarias para mudar o rumo dos acontecimentos?
Na altura em que sai havia 2 ou 3 hipóteses. Uma das hipóteses foi a que escolhi, sair. Quando sai da Direcção dos Dv nao tinha como objectivo sair dos DV, afastar-me do Grupo. Eu não preciso de estar na direcção dos DV para me sentir lá bem. Poderia estar fora da direcção e ajudar e colaborar no que pudesse e no que me pedissem. A partir dai uma serie de coisas aconteceram que me obrigaram a afastar das pessoas e consequentemente dos Diabos. Não são os Diabos que fazem as pessoas, mas sim o contrario. São as pessoas que fazem os Diabos. Soluções para o estado actual? Não me compete a mim arranjar soluções para isso. Posso sempre sugerir respeito pelo passado e pelas pessoas. Humildade em reconhecer os erros.

Neste momento o que fazes para ocupar o tempo?
Actualmente, mantenho a minha vida trabalhando na minha loja, como sempre. Comecei a fazer com alguma frequência organização de eventos, nomeadamene concertos. Quando estava na direcção dos DV organizava 1 concerto por ano, de vez em quando. Quando sai da direcção e visto que a minha disponibilidade aumentou comecei a fazer concertos quase todos os meses. Organizei também as 2 primeiras convenções de Tatuagem feitas em Portugal no ano de 2005 e 2006.

O que achas que mudou no movimento desde que o conheces, até aos dias de hoje?
Eu continuo "agarrado" ao estilo Ultra e todas estas "modernices" dos Casuals me faz uma certa confusão. Sempre valorizei as coreografias, os cânticos, as concentrações e as deslocaçãoes em grupo e numerosas e hoje em dia pouco disso se passa em Portugal. Ha novas ideias novas tendencias nas quais eu nao me revejo, embora entenda o porque de algumas delas aparecerem De qualquer das formas eu defendo a Historia e Tradições do movimento Ultra e a esse nível muitas falhas nos grupos de hoje em dia. Não vejo um legado das Velhas Guardas para os mais novos. Não vejo referencias a dar bons exemplos dentro dos Grupos. Acho que os Grupos perderam a sua capacidade interventiva a nível social. Acho até que os Grupos deixaram de ser Grupos e passaram a ser conjuntos de Grupinhos onde cada um faz o que lhe apetecer, sem um rumo pensado e definido, sem uma identidade realmente de Grupo enquanto Grupo único e indivisível.

Qual é para ti o melhor grupo na actualidade?
A minha família e amigos. Não vejo um grupo que me encha as medidas a todos os níveis que me convença que este é realmente o melhor grupo.

Este blog sempre foi apologista dos grupos dos escalões inferiores, qual é a tua opinião sobre eles? E qual achas que serão os melhores neste momento?
Não tenho grande informação para poder falar com segurança sobre isso, ai alguns projectos de valor pessoal antigo que mantém nesses grupos pequenos o que de melhor falta nos grandes sem desprimor para outros, posso destacar Ultras Ermesinde e os Fama Boys. Muito possivelmente são os últimos bastiões do movimento Ultras. Quer seja pela repressão exercida sobre os principais Grupos dos principais clubes quer seja pela falta de capacidade dos Grupos reagirem contra essa repressão. Dentro de grupos mais pequenos e clubes mais pequenos, talvez consigas ainda viver o movimento no seu aspecto mais puro. Não sei bem como é ser de um grupo pequeno porque eu sempre fiz parte de um grande Grupo Ultra que apoia o melhor Clube do Mundo.

Por falar em repressão, o que achas da actual lei?
Ridícula, castradora, parcial, discriminatória. Podia ficar aqui horas a falar sobre isso. Basicamente aquilo que mais me parece indiscutível é a necessidade que as autoridades tiveram em arranjar bodes expiatórios para justificar o dinheiro gasto em pseudo seguranças nos estádios a partir do euro 2004. Se acabarem com as equipas especiais para acompanhar as claques, muita gente que vai ter que voltar a fazer combate ao trafico de droga em bairros problemáticos e isso é deveras arriscado. Se acabarem com os acompanhamentos ao que se passa em blogs de net como o teu, muita gente que vai ter que voltar a fazer serviço a porta do hipermercados e dos bancos. Se acabarem com o controlo as deslocações das claques muito boa gente que vai deixar de conhecer a Europa com viagens pagas pelos nossos impostos.

O que pensas da politica nas curvas?
Não faz sentido em países como Portugal, só divide as pessoas.

Para finalizar deixa-nos um comentário final.
Respeitem a Historia e valorizem a Tradição.

15 comentários:

Anónimo disse...

AMEN!!

Anónimo disse...

grande entrevista, grande homem.

Anónimo disse...

Volta Lameira os DV precisam de ti mais que nunca!

um DV Norte

Anónimo disse...

concerteza que é uma boa pessoa, mas se gosta tanto dos diabos, porque nao regressa? Para mim é igual aqueles que diziam que faziam tudo pelos D.V, e na minima hipotse deram de fuga.

Anónimo disse...

Realmente, só a tua historia é que não esta mal contada! É cada um... Ha aqui muita coisa que ficou por ser dita. Coerencia acima de tudo. Dedica te la a tua lojinha...

Anónimo disse...

Sabes como dizia o outro? "Vai mas é trabalhar oh, vai fazer algo de util para a sociedade".

Anónimo disse...

O que mais me impressiona.. E que quando o Lameira fala, aparecem logo uns atoleimados do cérebro a dizerem:

"Realmente, só a tua historia é que não esta mal contada!"

"Sabes como dizia o outro? "Vai mas é trabalhar oh, vai fazer algo de util para a sociedade"

e mais parolos iram aparecer..

Eu so digo o seguinte, desde que o Lameira saiu dos Diabos, eles estao como estão..

Ainda se ouve alguns cromos nos diabos a dizerem "Agora e que estamos bem"...

Na realidade sao uma meia duzia de parolos que nao teem respeito por quem dedicou a vida a claque..

O lameira não era perfeito, mas dedicou a vida ao grupo.. Deviam ter consideração por ele..

Em vez de tentarem denegrir a imagem dele que nunca conseguiram..

Se ficou muito por contar.. Falem!
Se ficaram amuados por não serem entrevistados.. Falem!

Agora criticar sem justificar é uma bosta! Eu pessoalmente agradeço a quem teve os diabos onde estavam..

Actualmente o benfica esta em 1º Lugar e os diabos teem o sector vazio..Agora e que estao bem ?!

Juizo.. Últraas..

Anónimo disse...

É verdade estou de acordo com este comentario anterior, o Emanuel fez muito pelos Diabos, independentemente de ser num tempo de vacas gordas ou não. Tem mérito sem duvida pelo que fez. Apenas critico o facto de ter saido, podia ter-se aguentado, e devolver a mistica aos Diabos, como ele disse e bem, as pessoas é que fazem os Diabos.

Anónimo disse...

Sim Lameira podias reunir um grupo de pessoas e falarem com a direcção dos DV e tentarem fazer o melhor pelo SLB E PELOS DV . O Meu nucleo quando entrei eramos cerca de 30 gajos por jogo agora 1 ou 2 fodasse bora la caralho dv 1982

Anónimo disse...

E qual é o teu nucleo?

Anónimo disse...

SÓ QUERIA TER OS DV OUTRA VEZ EM GRANDE

Anónimo disse...

Este Lameira para mim perdeu muito valor quando o vi cá na minha terra feito heroi e depois a rastejar pelo chão com os seus...E digo-vos que não sou de um clube" grande"...

Mas que em relação a paleio e a saber falar tem jeito lá isso tem...

Anónimo disse...

VOLTA LAMEIRA CADA VEZ OS DIABOS PUXAM MENOS PRECISAMOS DE UM LIDER COMO TU!!!

Anónimo disse...

VOLTA PRECISAMOS DE UM LIDER CADA VEZ QUE OS DIABOS NÃO PUXAM MENOS. VOLTA BACANO PRECISAMOS DE TI BACANO

Anónimo disse...

Como ja foi dito aqui são as pessoas que fazem os DV . Em meu ver o grupo esta mal organizado e anda a deriva,eu vou dar um exemplo : Vivo na suiça e gostava de abrir um nucleo dos DV aqui em Lausanne tenho cerca de 30 amigos benfiquistas aqui que estarião prontos a aderir ao meu projecto.

Ja mandei varios mails para a direcção dos DV para lhes dar conhecimento do meu projecto e eles nunca me respondem pareçe-me a mim que se estão a " cagar " pro assunto e no futuro dos DV . Não deixem morrer os DV não destruão o melhor grupo ultra de todos os tempos em portugal e triste mas mesmo assim continuo a seguir o Benfica com os meus amigos e a proxima vamos ir a Berlin apoiar o GLORIOSO contra o Hertha, isto tudo por amor ao benfica.

Conclusão : Eu queria ajudar os DV a cresçer mas pelos vistos ha algumas pessoas que estão-se marinbando a fazer tudo para que o grupo morra.

Se alguem me quiser contactar aqui esta o meu mail : p-matias@sapo.pt